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Maioria dos transportadores revela forte pessimismo e espera crescimento econômico em 2017

11/24/2015

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​O setor de transporte tem sido fortemente impactado por este momento de crise no Brasil. É o que comprova a Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador – 2015, realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) com representantes de todos os modais, tanto de cargas quanto de passageiros. O levantamento revela um quadro de pessimismo e falta de perspectiva de melhoria a curto prazo. A maioria (86,0%) dos transportadores entrevistados não confia na gestão econômica do governo federal. Praticamente a metade (49,0%) acredita que o país só voltará a crescer em 2017. Outros 19,6% esperam crescimento somente em 2018.

Neste ano, 54,0% dos entrevistados disseram que deverão ter redução da receita bruta na comparação com 2014. O fraco desempenho econômico e a retração da demanda dos setores produtivos têm levado a maior parte dos transportadores ouvidos na Sondagem a reduzir seus quadros de funcionários. 79,1% deles tiveram que demitir em 2015 e 29,3% acham que, no próximo ano, reduzirão sua expectativa de contratação formal.

“O momento é de alerta e inspira cuidados nos diversos segmentos do transporte. No ano passado, os transportadores já não se mostravam otimistas, mas, agora, a situação está ainda mais grave. É a pior expectativa em relação ao desempenho de suas atividades desde o início da Sondagem da CNT, em 2012”, diz o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade. Foram ouvidos representantes de todos os modais (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo), no período de 26 de agosto a 17 de setembro, em todo o Brasil.

No rodoviário de cargas, 36,4% dispensaram transportadores autônomos de carga agregados em 2015 e 57,2% perceberam aumento do número de casos de roubo de cargas nas áreas em que atuam. No aquaviário, a maioria (57,5%) das EBNs (Empresas Brasileiras de Navegação) teve aumento do custo operacional. Já no ferroviário de cargas, 60% das empresas esperam aumento no volume de cargas movimentadas em 2015 e 2016. A Sondagem também mostra as expectativas dos representantes do transporte urbano de passageiros por ônibus, do transporte metroferroviário, do rodoviário de passageiros e do aéreo.

Ao falar sobre crise na economia, infraestrutura e atividade transportadora, os entrevistados também indicaram os principais entraves ao crescimento do setor. Para 67,7%, a elevada carga tributária é um dos principais problemas do setor de transporte.

De acordo com Clésio Andrade, é necessário implementar estratégias eficazes para que o país retome o crescimento econômico e contorne os efeitos da crise. "Investir em infraestrutura de transporte e diminuir a carga tributária e a burocracia são algumas das medidas mais urgentes. Com essas ações, reduziremos custos logísticos, proporcionaremos o aumento da competitividade e mostraremos à sociedade que o setor transportador pode dar um grande impulso para a retomada do crescimento”, afirma o presidente da CNT.
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Generalidades do Transporte.

11/12/2015

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1. Prazo de Pagamento: Vinte dias fora a quinzena ( qualquer situação diferente deverá ser analisada e acordada com a Happening antecipadamente ).

2. Reajuste:
Anual: Índice FIPE / NTC.
Pedágio: Caso ocorra algum reajuste o valor será repassado automaticamente.

3. Tempo de Espera: 15 minutos para operações padrão, máximo de 30 e acima disso R$ 70,00 por hora ou fração.

4. Devolução ou Recusa: 100% do valor do frete.

5. Reentrega: 50% sobre o total do frete.

6. Armazenagem de carga poderá ser repassada conforme tempo de armazenamento e volume cúbico.

7. Cubagem: todos os produtos estão sujeitos a cubagem conforme volume cúbico (1m³ = 300 Kgs/m³). Materiais com comprimento acima de 5 m poderá ter seu frete peso duplicado.

8. Cargas de difícil manuseio ou com uso de ajudante: Acréscimo de 30% sobre o total do frete.

9. Cargas em áreas restritas ou difícil acesso: Acréscimo de 30% sobre o total do frete ou conforme custo específico.

10. Prazo de entrega e coleta de cargas fracionadas conforme tabela de cidades ou consulta, áreas fora de perímetro padrão receberão adicional.

11. Cancelamento e substituição de CTe poderão ser repassadas quando: passar o prazo de 24 hrs. de emissão ou quando o documento já estiver faturado (fechamento padrão na quinzena).

12. Qualquer ocorrência deverá ser comunicada no ato de entrega podendo serobservada no verso da DACTE e formalizada via e-mail.

13. Os fretes poderão ser calculados sobre a tabela padrão, tabela específica do cliente (para os parceiros ) ou cotação, que poderá sofrer alteração caso haja alguma alteração nos dados da carga como valor, peso, quantidade, dimensões ou custos adicionais.
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Caminhoneiros fazem protestos pelo país; veja a situação por estado

11/11/2015

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Os caminhoneiros fazem protestos pelo país pelo terceiro dia nesta quarta-feira (11). No entanto, o movimento perdeu força após o governo aumentar a multa a quem bloquear estradas. Nesta quarta, são registrados protestos em MS, MT, PR, RS, SC e TO.
Na terça-feira (10), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo anunciou o endurecimento na punição por bloqueios nas estradas. A multa para quem fizer os bloqueios passa de  R$ 1.915 para R$ 5.746. Os organizadores de manifestações com bloqueio poderão ser multados em R$ 19.154.
A presidente Dilma Rousseff também afirmou, na terça, que obstruir rodovias "é crime".

Veja a situação por estado:


- MATO GROSSO
BR-158, km 170, em Confresa - caminhões são impedidos de seguir
BR-158, km 50, em Vila Rica - caminhões são impedidos de seguir
BR-364, km 613, em Diamantino - caminhões são impedidos de seguir
- MATO GROSSO DO SUL
BR-267, km 364, Maracaju - sem interdição
- PARANÁ
BR-376, km 45, Apucarana - caminhões são impedidos de seguir
PR-466, km 145, Manoel Ribas - caminhões são impedidos de seguir
- RIO GRANDE DO SUL
BR-158, km 265, em Júlio de Castilhos - sem interdição
BR-392, km 717, em Porto Xavier - sem interdição
BR-285, km 337, em Carazinho - sem interdição
BR-285, km 497,9, em Entre-Ijuís - sem interdição
BR-472, km 155,5, em Santa Rosa -  sem interdição
BR-472, km 168, em Santa Rosa -  sem interdição
BR-292, km 297, em São Sepé - sem interdição
ERS-287, km 104, em Santa Cruz do Sul - sem interdição
- SANTA CATARINA
BR-116, km 54, Papanduva - concentração em acostamento
- TOCANTINS
BR-153, km 242, Colinas do Tocantins - bloqueado
​
Movimento
O grupo que participa do movimento foi convocado pelo Comando Nacional do Transporte. Os manifestantes são autônomos e se declaram independentes de sindicatos. Eles são contra o governo Dilma Rousseff, pedem o aumento do valor do frete, reclamam da alta de impostos e da elevação nos preços de combustíveis, entre várias outras questões.
O movimento não tem adesão total dos caminhoneiros. A Confederação Nacional dos Transportes Autônomos afirmou, em nota, que não concorda com a mobilização, já que a pauta não tem relação com os problemas específicos da categoria. A União Nacional dos Caminhoneiros também informou que discorda dos bloqueios.
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Usinas do Centro/Sul moem 38,38 m/t na última quinzena de outubro

11/10/2015

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Nesta terça-feira (10), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar - Unica - divulgou o balanço de safra referente à última quinzena de outubro. O volume de cana-de-açúcar processado pelas usinas do Centro-Sul alcançou 38,38 milhões de toneladas nos últimos 15 dias de outubro, superando em 11,35% o resultado observado na mesma quinzena de 2014.

No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até 1º de novembro, a quantidade de cana-de-açúcar processada somou 518,82 milhões de toneladas, ante 515,32 milhões de toneladas processadas em igual período da safra anterior.

A proporção de cana-de-açúcar direcionada à fabricação de etanol na segunda quinzena de outubro continua superior ao índice registrado em igual período do ano anterior (57,84% na atual safra, contra 57,34% na safra 2014/2015)

Com isso, a produção de açúcar na segunda metade de outubro atingiu 2,17 milhões de toneladas. A produção quinzenal de etanol, por sua vez, alcançou 1,84 bilhão de litros com 781 milhões de etanol anidro e 1,05 bilhão de hidratado.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor Técnico da Unica, observa que "a produção de etanol anidro continua em ritmo acelerado e alcançou 20,34 litros por tonelada de cana-de-açúcar processada nos últimos quinze dias de outubro". Esse nível de produção é compatível com a atual demanda doméstica pelo aditivo, acrescenta.

No acumulado desde o início da atual safra até 1º de novembro, a fabricação de açúcar totalizou 27,52 milhões de toneladas, recuo de 6,68% em relação a igual período do ano passado. A produção de etanol somou 23,70 bilhões de litros (14,77 bilhões de litros de hidratado e 8,94 bilhões de litros de anidro), 1,82% maior do que o índice registrado em 2015.

ATR
Na segunda quinzena de outubro, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar processada totalizou 140,86 kg, contra 145,68 kg verificados em igual quinzena do ano passado. No acumulado desde o início da safra 2015/2016, a concentração de açúcares atingiu 133,34 kg por tonelada de matéria-prima, frente a 137,08 kg apurados no mesmo período de 2014.
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Fabricantes de caminhões investem na Fenatran 2015, mas já preveem reajustes

11/9/2015

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São Paulo (SP) - Otimismo, apesar da crise, é o discurso da DAF e da Volvo, únicas duas montadoras que participam do 20º Salão Internacional do Transporte Rodoviários de Carga - Fenatran 2015, em São Paulo. Ambas apostam ainda na visibilidade da feira, mas já preveem novos reajustes para 2016.
A Volvo, que acaba de elevar a tabela de preços de caminhões novos em 8%, anuncia aumentos trimestrais para o ano que vem, ao passo em que a DAF, que lança o caminhão CF 105 e a montagem local de sua linha de motores, planeja reajustar os preços em janeiro de 8% a 10%.
Embora parte considerável das vendas do setor sejam reflexo das apresentações e negócios da feira, realizada a cada dois anos, marcas como Agrale, Shacman, Ford, Hyundai, International, Iveco, MAN, Mercedes-Benz e Scania decidiram não estar presentes neste ano. A baixa adesão é explicada pelas análises de investimento e retorno que a Fenatran proporcionaria, levando em conta as limitações de compra impostas pela elevação das taxas de juros e restrições de financiamento. 
Imagem
​DAF
Principal lançamento, o DAF CF85 dá sequência à chegada da marca holandesa, que aportou no país em 2013 com o XF105. O extrapesado produzido em Ponta Grossa (PR) também aparecerá com novas configurações na versão 2016. O DAF CF85 estreia em versões 4x2 e 6x2, com duas opções de cabine e equipado com motor Paccar MX de 12,9 litros, em duas variações de potência: 360cv ou 410cv.
A transmissão é ZF automatizada de 16 velocidades. Entre as novidades, o XF105 ganhará novos opcionais e a cabine Super Space Cab, com 2,10 m de altura interna
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